Skip to main content
Vantagens do Pallet Plástico

Pallets de Plástico: 7 vantagens de usá-los em comparação aos pallets de madeira

Os pallets de plástico vem ganhando um espaço considerável em diversas aplicações. Mas por que será que isso vem acontecendo? Hoje você vai descobrir as vantagens de usar o material plástico ao invés de pallets de madeira. Confira!

Vantagens do Pallet Plástico

A Logística é um dos pilares de qualquer empresa, afinal, é ela que dita o ritmo e a qualidade das operações envolvendo saída e entrada de produtos. Tendo essa importância toda, é comum que apareçam novas tendências para a área, como técnicas, ferramentas e metodologia.

Bons exemplos disso são as automações logísticas, movidas pela Indústria 4.0, e os pallets de plástico, que são o tema central do artigo e trazem algumas vantagens que você deve considerar na hora da escolha.

Essa não é, nem de longe, é a primeira vez que vemos a substituição de um material por outro em companhias. Só para ilustrar um pouco: há alguns anos o plástico começou a tomar o lugar de peças de metal na indústria automobilística, reduzindo o peso final do automóvel e, por consequência, o gasto de combustível também.

Isso nos leva à primeira vantagem dos pallets plásticos:

Peso

Em comparação ao feito com madeira, é mais leve, permitindo que seja manuseado com mais facilidade. Além disso, como são produzidos num mesmo molde, os pallets de plástico possuem um peso constante, ao contrário do pallet de madeira, cujo peso pode variar de acordo com a qualidade do material usado e condições climáticas (quando toma chuva ou é exposto à água, seu peso aumenta em média de 15 a 35%).

Mais higiênicos

A madeira se torna um ambiente propício para bactérias, fungos e afins, principalmente quando úmida, tornando-a um risco aos colaboradores. O produto de madeira também é mais difícil de ser higienizado, pois pode possuir farpas e pregos mal colocados e requer um tratamento mais demorado.

Já os pallets de polietileno e polipropileno são mais fáceis de serem mantidos higienizados, além de não possuírem condições amigáveis à proliferação de fungos e bactérias, ou seja, podem ser considerados mais seguros. Para fechar esse tópico, vale dizer também que são produzidos com proteção antimicrobiana.

Durabilidade maior

Em média, a vida útil de um pallet de madeira (feito com boa matéria-prima) é de 5 anos, enquanto o pallet de plástico possui 10 anos de vida útil.

Sustentabilidade

Pode soar estranho estarmos falando de um produto plástico ser “mais sustentável”. Porém, a verdade é que eles podem ser 100% reciclados, enquanto aqueles produzidos com madeira são descartados após o término de sua vida útil.

Reduzem Acidentes e Manutenção

O pallet de plástico não requer manutenção com o passar do tempo, ao contrário daqueles feitos com madeira, cuja degradação é natural e pode ser potencializada devido a fatores externos (chuva, manuseio etc).

Os pallets de madeira também precisam de outro cuidado: investigação constante, pois a degradação ou o mal encaixe dos pregos pode resultar na quebra do item, ocasionando acidentes e perdas.

Isso não acontece com os produtos plásticos.

Suportam mais variações de temperatura

A madeira é um composto orgânico muito suscetível à variação de umidade do ar, apresentando diferentes comportamentos de acordo com o ambiente no qual está exposta.

Já os plásticos não possuem essa suscetibilidade, podendo ser usados sem problema algum em frigoríficos, alimentos refrigerados e qualquer outro lugar onde a temperatura é diferente da temperatura ambiente.

Pallets de Plástico

Quando paramos para pensar em todos os fatores citados acima, como redução de custos com manutenção e acidentes, maior vida útil, facilidade de mantê-los higienizados e de manuseá-los, os pallets de plástico tornam-se extremamente vantajosos à Logística de qualquer empresa, possibilitando uma redução de até 70% nos custos, quando comparados aos pallets de madeira.

Além disso, são mais adaptáveis, podendo ser usados no próprio solo, em estantes ou outros locais de armazenamento.

Encontre já o produto ideal para usa Logística!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *