Skip to main content
home_ngo_slider_pic1-3

Veja como otimizar o processo de logística da sua empresa

home_ngo_slider_pic1-3

Os processos logísticas costumam gerar muitas preocupações e custos altos nas empresas. E, dependendo do mercado de atuação, uma logística ineficaz e cara pode comprometer o faturamento de todo o negócio e acabando com a competitividade perante os concorrentes.

No entanto, diminuir os custos com a logística é uma tarefa muito mais complexa do que apenas cortar atividades ou encontrar fornecedores cada vez mais baratos. Afinal, de nada adianta o processo ser barato se ele não cumprir com os objetivos e perder a agilidade e a eficácia.

Mas como fazer, então, para otimizar o processo logístico sem perder o valor agregado ao negócio? Veja algumas dicas a seguir:

1 – Preste atenção à ociosidade

A ociosidade, ou seja, o tempo que os funcionários passam sem produzir nada, costuma ser um dos grandes vilões contra a otimização de custos. E isso vale para todos os departamentos envolvidos no funcionamento de um negócio.

Quando trazemos para o universo da logística, porém, além do tempo ocioso da equipe, é muito comum que os processos de transporte e entrega não sejam proveitosos. Ou seja, toda vez que um caminhão sai carregado e volta vazio, a ociosidade atua contra a empresa gerando mais custos.

Para contornar esse problema, é preciso criar rotas e itinerários eficientes para obter o máximo de aproveitamento. Também pode ser interessante alocar veículos e centros de distribuição em pontos estratégicos.

Nesse sentido, vale muito mais a pena rever esses detalhes do que tentar repassar os custos gerados por falhas no processo para os clientes. Afinal, esse tipo de prática pode comprometer o relacionamento e diminuir a competitividade da empresa.

2 – Detalhe e conheça a composição do custo logístico

Apesar de parecer óbvio, muitas empresas não conhecem realmente todos os fatores que compõem o custo com a logística. Muitas vezes, essas variáveis passam desapercebidas ao serem embutidas nos custos de fabricação ou de armazenagem e distribuição, fazendo com que os gargalos fiquem mascarados.

Quando o acompanhamento do custo logístico é feito em detalhes, fica muito mais fácil de visualizar oportunidades para otimizar e reduzir gastos.

Para tanto, é importante fazer um mapeamento de todos os processos envolvidos na logística e identificar os responsáveis e “caminhos” do fluxo. Com isso, você terá uma visão geral, fazendo com que a tomada de decisões e o controle dos custos fique muito mais simples e eficaz.

Além disso, esse tipo de iniciativa ajuda a melhorar os investimentos em equipamentos e infraestrutura, permitindo uma melhora ainda maior na logística.

 

3 – Não deixe de ter flexibilidade

Ao passo que conhecer e mapear os custos logísticos é uma atividade fundamental para reduzir gastos, manter a flexibilidade nas operações também pode ajudá-lo com essa tarefa.

Num primeiro momento, pode parecer que ambas as estratégias são contraditórias. No entanto, ter agilidade para se ajustar à novos cenários, especialmente durante crises econômicas, faz toda a diferença para diminuir gastos e manter o processo eficaz.

As operações logísticas devem ser flexíveis às demandas da empresa, uma vez que estas também podem mudar ao longo do ano ou de acordo com a sazonalidade. Dessa forma, é possível aumentar ou diminuir a quantidade de remessas e, até mesmo, o volume de cargas estocadas para diminuir as perdas e a ociosidade.

4 – Invista em uma estrutura durável

O maquinário, a tecnologia e a infraestrutura como um todo também interferem diretamente nos custos logísticos. Por isso, é fundamental investir em fornecedores e parceiros que ofereçam produtos duráveis e de fácil manutenção.

Nesse sentido, os pallets plásticos são uma excelente solução para otimizar a armazenagem e transporte de mercadorias. Eles atendem aos mais diversos mercados, permitindo uma movimentação mais fácil e segura, além de contribuir para o melhor aproveitamento do espaço onde as cargas ficam guardadas.

Além disso, os pallets plásticos são altamente duráveis e contam com um excelente custo-benefício. Para conhecer melhor os benefícios dos pallets plásticos, acesse o nosso site!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *