Skip to main content
Logística e Inovação

Seria a Logística o diferencial do Futuro? Entenda mais sobre o tema

A Logística é crucial para o desenvolvimento saudável de empresas, e isso é óbvio para qualquer gestor que atue na área. Porém, mais do que apenas importância, o setor poderia representar muito mais em um futuro próximo, sendo reconhecido até como um diferencial chave para atrair, encantar e fidelizar clientes.

Quer saber mais? Continue lendo o artigo!

Logística Investimento

A Logística, resumidamente, diz respeito ao planejamento e controle de mercadorias, abrangendo armazenamento, transporte e movimentação, dentro ou fora da empresa. E se engana que esse é um termo novo: a origem da palavra é grega e está relacionada à cálculos matemáticos, operações e lógica.

Muito além de aplicações corporativas, a Logística foi, por exemplo, fator crucial na vitória dos aliados durante a Segunda Guerra Mundial, a qual foi responsável por fornecer suprimentos às trompas em combate de forma precisa.

Hoje, para o capitalismo, representa um fator chave no compromisso com o cliente, afinal, dificilmente alguém não se importará em receber um produto fora do prazo estipulado.

A experiência do consumidor é fortemente prejudicada quando a gestão de mercadorias não é feita corretamente, implicando em inúmeros fatores negativos à marca, independentemente de uma atuação B2B ou B2C.

Dentro desse contexto, algumas marcas estão elevando a Performance logística, fazendo-a um diferencial exclusivo e extremamente atrativo para outras empresas e consumidores finais.

O novo papel da Logística dentro do Capitalismo

Logística dentro do Capitalismo

Os avanços tecnológicos na produção possibilitaram uma grande variedade de produtos, dando ao cliente a chance de escolher dentre versões muito próximas.

A escolha de um carro, de um celular, de um computador ou até de um eletrodoméstico é acirrada, já que existem vários modelos semelhantes, porém, de marcas diferentes.

Assim, passa a valer ainda mais os prazos e a qualidade da entrega. Se você tem dois modelos muito parecidos, e um deles chega até você em 1 dia útil e o outro de 7 a 10 dias úteis, é notável a preferência pela primeira opção.

Além disso, os investimentos acerca da Logística estão se dirigindo para um lado tecnológico, que mescla Internet das Coisas e Inteligência Artificial para administrar e promover um senso operacional nunca antes visto, mais eficiente, mais assertivo e menos custoso.

Nesse sentido, a Alemanha, pioneira no emprego da Indústria 4.0, é o exemplo a ser seguido. Só para se ter uma ideia, o mercado de logística alemão é de aproximadamente 250 bilhões de euros (2017), representando 25% de toda a Europa no segmento.

Para inovar nas operações

Logística e Inovação

A inovação é indispensável, porém, em países como o Brasil, onde a implantação desses novos conceitos tecnológicos é mais custosa e carece de profissionais qualificados, o que aumenta ainda mais os preços, a forma é migrar aos poucos, respeitando o fluxo de caixa de cada empresa.

Sensores e Softwares podem ser um ótimo começo para se ter um gostinho do que está por vir e já são capazes de otimizar diversos processos. E, como disse Henry Ford, valorizando a mão de obra humana, a qualidade do produto e a redução de custos nas operações:

“Há uma regra para industriais que é: fazer a mercadoria de melhor qualidade possível, no menor custo possível, pagando o mais alto salário possível.”

Lembrando que agora a Logística está embutida na qualidade de um produto, e a redução de custos se faz desde mudanças simples, como a utilização de pallets e caixas plásticas no armazenamento e movimentação de produtos (as quais se provaram muito melhores que a madeira e o papelão), até a implantação de novas tecnologias e processos.

Qual é a sua opinião sobre o que está por vir na área de logística? Acredita que em quantos anos a entrega através de drones será realidade no Brasil? Ou acha que isso não vai se consolidar? Deixe nos comentários!

Logística com Drone



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *