Skip to main content
Armazenagem de Mercadoria 3

Sem desperdícios: 6 dicas para armazenagem correta de mercadorias

Armazenagem-de-Mercadoria-3-648x410

Armazenar corretamente as mercadorias de uma empresa traz inúmeros benefícios como otimização de espaço, acesso rápido e fácil locomoção dos itens e, principalmente, proteção e conservação dos materiais.

Seja para armazenar produtos de constante movimentação ou criar estoques, fique ligado nas dicas a seguir e veja se a sua empresa evita desperdício de mercadorias da forma correta!

6 dicas para armazenagem correta de mercadorias

  1. Reserve espaços específicos

Por menor que um negócio seja, não adianta guardar as mercadorias em qualquer lugar, de qualquer jeito, empilhadas em qualquer canto. Reserve um ou mais espaços destinados ao setor de armazenamento ou estocagem.

No geral, são depósitos ou galpões destinados ao controle de recebimentos, empilhamento, embalagens, inspeções e demais processos. Concentrar todo o controle do setor em espaços determinados é mais eficiente.

  1. Tornar os espaços ambientados ao tipo de mercadoria

Características como temperatura, exposição à luz, perecibilidade, inflamabilidade ou toxicidade influenciam totalmente nos dados de desperdício da sua empresa. Se as mercadorias não estão num ambiente adequado, certamente isso influenciará na qualidade e durabilidade. Isso é mais que cuidado e sim normas a serem seguidas.

A infraestrutura dos locais também devem seguir pontos como piso que suportam peso de materiais e equipamentos, iluminação eficiente, segurança e monitoramento, sistemas contra incêndio, dentre outras necessidades.

  1. Cuidados com a embalagem

Armazenagem-de-Mercadoria-2-648x410

A embalagem de um produto não apenas carrega uma marca, como também protege e auxilia no manuseio. Portanto, a conservação do estado dessas embalagens no seu armazém é vital para evitar desperdícios.

E é com a gestão de estoque que esses cuidados são feitos, desde a forma como as embalagens estão armazenadas, ou como estão empilhadas, à forma como são deslocadas, que é justamente o que fala na dica seguinte.

  • Cuidados com o deslocamento dos produtos

    Um simples deslocamento de carga mal pensado pode significar um desperdício de lote. Imagine uma empilhadeira furando sacos de arroz… Nem precisa dizer o resto, né? Isso tem muito a ver com a solução utilizada para a logística de distribuição dos produtos pelo espaço.

    Uma dica ótima é aderir a pallets de plástico modernos com formato apto a utilização de paleteiras e empilhadeiras. E o plástico compensa com relação aos pallets de madeira por várias razões como ser lavável, resistente a insetos, bactérias ou fungos, super resistente e muitas outras vantagens. Precisando, é só falar com a InPlastic.

  • Atenção ao volume de produção ou de compras

    Em caso de estoque, nunca deixe que chegue ao excesso, ou seja, alta quantidade de mercadorias paradas por ser além do solicitado pela demanda. Isso vale principalmente para produtos que tenham prazo de validade, pois aí é desperdício na certa.

    O armazém deve ter sempre uma quantidade que respeite o seu fluxo de vendas, ou caso contrário, haverá perdas e até acúmulo de produtos no espaço, ocupando espaço que até novos produtos poderiam ocupar.

    Se está com esse problema agora, uma rápida solução para esse excesso é fazer promoções para a queima de estoque, e então regular a sua produção interna ou o recebimento dos seus fornecedores.

  • Documente todos os desperdícios

     

 

Dicas de Armazenagem de Mercadoria

  • A melhor forma de evitar que desperdícios se repitam é documentando tudo. Saber o quê e por quê algo estragou/danificou é uma forma de controle para evitar que ocorra novamente.

    Fazer o inventário do estoque detalhado também é importante, colocando lado a lado com os dados das perdas conhecidas e não conhecidas, como em casos de furtos ou mercadorias extraviadas.

    _

    Sua empresa já tem outros gastos e desperdícios não deve ser um deles. Tem alguma outra técnica que você aderiu com sua gestão de estoque ou armazenagem que funcione bem? Comenta aqui pra gente saber!

 



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *