Skip to main content
post_inplastic-1024x759-(1)

Paletização robótica ou convencional? Saiba qual a melhor opção

post_inplastic-1024x759-(1)

automação do processo de paletização é uma decisão que permite eliminar problemas ergonômicos causados aos operadores e aumentar a velocidade e a precisão dessa tarefa.

E, quando essa decisão é tomada, é possível escolher entre duas categorias, a convencional ou a robótica. Cada uma possui características e benefícios distintos e, para escolher a melhor opção, nada melhor do que entender as suas diferenças.

Antes de tudo, é importante elencar as necessidades da empresa e outros fatores importantes, como a quantidade de mercadorias a ser movimentada e a taxa de produção pretendida. Essas informações ajudarão a escolher o formato de paletização mais adequado e com o melhor custo-benefício.

Paletização convencional

A paletização convencional pode ser dividia entre a de baixo e alto nível.

Uma paletizadora de baixo nível manobra as mercadorias transportadas por esteiras. A paletizadora, então, empurra ou levanta a fila de produtos da esteira e a coloca na mesa de formação de acordo com o padrão desejado. Esse processo se repete até serem formadas diversas filas que preencham uma camada completa de produtos na mesa de formação.

Depois, cada camada é elevada ou abaixada para que seja possível descarregar as mercadorias no pallet que, então, é deslocado e substituído por um vazio para que o processo comece novamente.

Já as paletizadoras de alto nível trabalham levantando ou abaixando os pallets, e não as mercadorias. As camadas de produto ficam fixas e, normalmente, é usada para organizar produtos que pode ser comprimidos.

Vantagens e desvantagens da paletização convencional

As paletizadoras convencionais permitem adaptação a diversas velocidades de produção. Em alguns casos, é possível paletizar até 200 caixas por minuto.

A sua manutenção não requer um conhecimento especializado. No entanto, por contar com muitas operações mecânicas, ela necessita de mais cuidados do que a paletizadora robótica.

Um ponto importante é que as paletizadoras convencionais são desenvolvidas para paletizar um tipo de mercadoria por vez. Quando se trabalha com pallets de alta qualidade, porém, é possível ter um resultado altamente estável.

Por fim, é preciso considerar o fato que a paletizadora convencional é um equipamento grande e, por isso, requer um espaço considerável na planta e na altura para que possa operar.

Paletização robótica

A paletização robótica está em pleno desenvolvimento. Nessa modalidade, um robô consegue realizar as atividades para as quais for programado de forma autônoma. Além disso, a garra pode ser personalizada para movimentar produtos e quantidades específicas.

Justamente por sua característica de personalização, a paletizadora robótica pode manobrar uma ou diversas unidades por vez, além de despaletizar as mercadorias usando um sistema de visão.

Vantagens e desvantagens da paletização robótica

A velocidade da paletizadora robótica varia muito, podendo chegar a 1.200 latas por minutos, por exemplo, ou 40 sacos por minutos.

Por possuir menos componentes mecânicos que as convencionais, ela demanda menos tempo de manutenção e de parada. No entanto, é preciso conhecimento específico para realizar esse tipo de tarefa.

A paletizadora robótica também apresenta uma versatilidade muito grande. A garra permite adaptar o processo para praticamente todos os tipos de necessidades. Já existem, por exemplo, garras a vácuo, com dedos e magnéticas que permitem movimentar vários contentores de uma só vez, independentemente de seu formato.

O tamanho da paletizadora robótica varia de acordo com a configuração do sistema. Porém, é possível fazer a instalação em espaços apertados sem prejudicar os padrões de segurança.

Vale ressaltar, por fim, que o custo das paletizadoras convencionais e robóticas são equivalentes. Por isso, é fundamental entender as necessidades do negócio antes de tomar essa decisão!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *