Skip to main content
inplastic-img

Cuidados fundamentais ao armazenar mercadorias

inplastic-img

O armazenamento de mercadorias correto também impacta diretamente na otimização logística. Afinal, é preciso aproveitar bem o espaço disponível e, ainda assim, contar com áreas livres para que os funcionários e máquinas consigam circular.

Dessa forma, saber como armazenar produtos de forma correta é um grande diferencial para aumentar a eficiência e, claro, diminuir os custos da empresa. Pensando nisso, separamos alguns cuidados essenciais para aprimorar ainda mais a sua estratégia logística. Confira!

Estado da embalagem

Atentar-se ao estado da embalagem não é uma tarefa que deve ser realizada apenas quando a mercadoria está sendo despachada para o seu destino final. Uma embalagem correta e que esteja em bom estado ajuda a manter a organização do espaço, além de aumentar a vida útil da mercadoria e manter a sua integridade durante as movimentações.

Além de estar em bom estado, é fundamental que a embalagem também seja adequada ao produto. Quando falamos de produtos perecíveis, químicos ou farmacêuticos, esse tipo de cuidado se faz ainda mais necessário.

Local de armazenagem

Cada mercadoria tem uma característica diferente e, por isso, a armazenagem deve ser realizada com essas peculiaridades em mente. Produtos alimentícios, por exemplo, jamais devem ficar perto de produtos químicos ou em locais que acelerem o processo para que eles estraguem.

Como regra geral, evite expor mercadorias ao sol ou em locais úmidos. Manter o espaço sempre limpo, seco e arejado também faz toda a diferença para manter a integridade e qualidade dos itens.

Aqui, ainda é importante reservar um espaço para guardar as embalagens e os pallets plásticos. Afinal, esses são itens que fazem parte do estoque e que ajudam a otimizar o processo logístico.

Deixar uma área reservada ao recebimento das mercadorias também faz toda a diferença. Nesse local, além de receber o que está chegando, também deve acontecer a embalagem e a organização em pallets.

Fluxo logístico

O armazenamento das mercadorias deve seguir uma lógica que faça sentido nas entradas e saídas da empresa. Ou seja, produtos com saída rápida e que ficam pouco tempo em estoque, deve ter um acesso mais fácil, além de ficarem localizados perto do embarque.

Esse detalhe faz toda a diferença para agilizar a rotina de movimentação e estocagem de cargas, além de permitir uma visão generalista de quais itens precisam ser repostos com urgência.

Sinalização do local e equipe

O espaço físico e as mercadorias devem estar sinalizados sempre com indicações importantes para guiar os funcionários durante a movimentação. Nas embalagens, é importante constar o que é aquele produto, a sua fragilidade, o empilhamento máximo e qual lado deve estar para cima.

Já o espaço de armazenamento deve seguir uma lógica clara e fácil de entender para que as mercadorias sejam encontradas e movidas rapidamente.

Outro ponto importante aqui é restringir o acesso ao local apenas para funcionários autorizados. Com isso, você não sobrecarrega o fluxo de pessoas e evita riscos de perder ou comprometer mercadorias.

Existe algum outro cuidado específico que a sua empresa adota para armazenar mercadorias e otimizar o espaço e os custos? Conte para a gente nos comentários para trocarmos experiências!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *